Mecânica Industrial
PERFIL DO TÉCNICO EM MECÂNICA
A Mecânica é um dos setores industriais que absorve a maior gama de profissionais, em termos de qualificação e habilitação, se considerada a complexidade de tarefas, que se situam desde a execução da mecânica corrente à mecânica avançada.
O perfil do técnico em Mecânica industrial pressupõe espírito crítico, criatividade e consciência, devendo ser generalista com sólida e avançada formação tecnológica, lastreada numa cultura geral, igualmente sólida e consciente.
De um modo geral, o Técnico em Mecânica industrial, ao final do curso, pode ser capaz de analisar, planejar, projetar, executar, supervisionar e dar manutenção a sistemas mecânicos e de produção.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
Planejar, orientar e/ou executar a fabricação de peças e conjuntos mecânicos;
Executar, supervisionar, inspecionar e controlar serviços de manutenção;
Elaborar, executar e acompanhar projetos;
Garantir a qualidade dos produtos e serviços;
Buscar a otimização de sistemas mecânicos;
Assumir ação empreendedora;
Atuar em laboratórios, na execução de ensaios.
CAMPO DE ATUAÇÃO
O Técnico em Mecânica industrial pode atuar nas indústrias automobilística, naval, aeronáutica, metalúrgica, alimentícia, farmacêutica, petroquímica, de mineração, do vestuário e de calçados, entre outras. Nas áreas emergentes, pode atuar na robótica, projeto auxiliado por computador (CAD), máquinas comandadas numericamente (CNC) e novos materiais.
Quando o Colégio Técnico Inconfidente Álvares Maciel propõe a realização do Curso de Técnico em Mecânica, tem em vista ampliar cada vez mais a formação de profissionais voltados para essa área. Visa também a uma maior sinergia com o setor produtivo e a sociedade em geral, pela sintonia com os avanços tecnológicos e a realidade regional e o profundo conhecimento das necessidades da indústria brasileira.
A iniciativa de realização deste curso se coaduna com as políticas da maioria das grandes empresas que estão aumentando seus investimentos e consequentemente, requerendo mais mão-de-obra qualificada, especialmente na área de manutenção, na qual a Mecânica se enquadra. Exemplos dessa expansão são vistas nas políticas de CIAS como a CVRD, a SAMARCO, AÇOMINAS, MBR e tantas outras presentes na região.
Pesquisas apontam para uma forte concentração de profissionais na área da mecânica, o que determinou como oportuna, a implantação do Curso Técnico em Mecânica Industrial.

Carga horária: 1200h
DURAÇÃO 22 MESES
DIURNO E NOTURNO
Organização curricular
DISCIPLINAS
Mód. I
Matemática Aplicada
Materiais para Construção Mecânica
Mecânica Geral
Metrologia
Comunicação Gerencial
Mód. II
Desenho Técnico Básico e Assistido por Computador I
Português Técnico
Normalização e Qualidade industrial
Elementos de Máquinas
Resistência de Materiais
Mód. III
Desenho Técnico Básico e Assistido por Computador II
Planejamento e Gestão dos Processos Industriais
Eletrotécnica
Hidráulica
Mód. IV
Processos Mecânicos
CAM CNC
Processos Programáveis de Usinagem
Mód .V
Solda de Manutenção
Planejamento da Manutenção
Prática de Manutenção